O que você precisa para ampliar a sua rede óptica

Compartilhe:

Seu provedor de internet já está a certo tempo no mercado e você deseja ampliar a área de atendimento e consequentemente a sua rede?
Esse é um momento importante e que causa uma certa dúvida nos responsáveis pela tarefa, já que ela exige estudo.
E pensando nisso, vamos te dar várias dicas sobre o que fazer nessa fase para realizar uma ampliação de rede com eficiência. Confira agora quais equipamentos priorizar na sua escolha e quais detalhes observar no momento da compra.

Detalhes que preservam sua rede

Primeiramente, é importante fazer a escolha do melhor fornecedor de equipamentos para o seu provedor. Essa atitude garante não só produtos de qualidade, mas também facilidade na manutenção e maior segurança ao investimento.
Além disso, é essencial que o fornecedor escolhido seja nacional, uma vez que você terá acesso a suporte sempre que necessário e sem maiores dores de cabeça.
É comum que quem opte por comprar produtos da China ou até mesmo usados não tenha instruções adequadas quanto ao manuseio dos equipamentos, o que pode reduzir a vida útil e prejudicar toda a rede.
Além desse fator, ainda entra o fato de que grande parte dessa mercadoria não possui garantia.

Equipamentos necessários para ampliar uma rede de fibra óptica

CTO

CTO é a sigla para Caixa de Terminação Óptica. Esse equipamento atende células com até 16 assinantes com suporte a adaptadores ópticos. Dependendo da escolha do comprador, uma CTO pode vir ou não com splitters, que podem ser comprados separadamente em seguida.

Splitter

Os splitters têm como função dividir o sinal óptico dentro de uma rede, permitindo a topologia P2MP, aumentando a ramificação da mesma. Como dito anteriormente, ele é o acessório que fica dentro de uma CTO.

Conector de rede de fibra óptica

Os conectores ópticos fazem a junção entre a fibra óptica de um cabo com os dispositivos de uma rede óptica, tornando possível a conexão entre os cabos e splitters, ONU’s e PTO’s através de adaptadores ópticos.
Eles também têm a função de ligar equipamentos passivos e conectar dois cabos entre si.

Adaptador de fibra

Os adaptadores de fibra são componentes que têm a função de unir dois conectores, fazendo com que o sinal óptico seja transmitido sem nenhuma perda.
Eles também são utilizados em equipamentos como distribuidores internos ópticos, caixas de emenda, pontos de terminações ópticas, elementos passivos de redes (PON), sendo responsáveis pela interligação do cabo óptico instalado nesses dispositivos.

ONT ou ONU

O Optical Network Terminal (ONT) ou Optical Network Unit (ONU) é o aparelho responsável por converter sinais ópticos em sinais elétricos para uso nas instalações do cliente. Existem vários modelos de ONT/ONU, desde os mais simples, com apenas uma porta Ethernet, até os com Wi-Fi, Ethernet e até mesmo por voz.

Vale lembrar que esses são equipamentos básicos e que somente um projetista de redes pode dar instruções precisas a cerca de potência de equipamentos, comprimento de cabos entre outros dados.

Para mais dicas sobre como aumentar o desempenho de sua rede óptica, clique aqui!

...