Como gerenciar profissionais dentro de um provedor

Compartilhe:

Ter um provedor de internet envolve diversos desafios, e para se ter sucesso é preciso contar com uma equipe que seja organizada. Para isso, a axGlobal preparou este artigo com várias dicas para que você possa gerenciar os
profissionais presentes em seu provedor da melhor maneira. Com uma gestão eficiente, os resultados crescem muito mais, e a empresa prospera até mesmo durante uma crise.
Anote todas dicas e prepare-se para implementá-las o de forma simples e rápida!

Separe a vida pessoal da profissional

Jamais misture questões profissionais a com as pessoais, pois esse comportamento pode causar graves problemas. É importante que essa postura seja adotada porque mesmo que haja uma amizade entre você e
seus colegas, os problemas pessoais não acabem interferindo no trabalho que deve ser realizado. Deixe as conversas e desabafos para depois do expediente.
Além disso, outro fator importante é demonstrar que mesmo com algum erro por parte de um colaborador, você não leva para o lado pessoal. Essa atitude passa mais segurança para a equipe e melhora o desempenho geral.
Outro ponto importante a ser ressaltado com essa postura é o de nenhum funcionário receber benefícios por ter uma amizade com você no âmbito pessoal.

Comunicação é a chave

Se você deseja que o trabalho em equipe flua da melhor maneira, a comunicação é essencial. Ela deve ser extremamente clara e direta, expondo o que precisa ser feito, de que maneira e por quem. Além disso, é preciso
estabelecer um fluxo que seja otimizado e forneça as informações necessárias a todos que estejam envolvidos no processo.
Uma dica é fazer a comunicação de uma maneira formal e escrita, para evitar esquecimentos e garantir que todos tenham recebido a mensagem.

Seja mais rigoroso na contratação

Ter uma equipe de Recursos Humanos para realizar a seleção de candidatos é sim muito importante. Entretanto, para que a pessoa certa seja selecionada para aquela vaga, é necessário que o líder de determinado setor tenha a
decisão final sobre o processo.
Não há ninguém melhor para decidir se o perfil da pessoa é compatível com o que ele precisa em sua equipe.

Delegue tarefas

Não seja um(a) líder que se sobrecarrega ao invés de contar com a equipe para cumprir as tarefas. Além de atrapalhar o seu desempenho e aumentar o risco de falhas, você pode acabar transmitindo a ideia de que não confia em seus funcionários.
Ao fazer o planejamento de gestão, saiba delegar tarefas e oriente os responsáveis acerca de como realizá-las e em quanto tempo.

Dê feedbacks

Ser um bom gestor significa orientar a equipe de maneira correta e avaliar com precisão onde estão os problemas e o que fazer para corrigi-los. Uma boa prática nesse sentido é fornecer feedbacks honestos e de maneira educada.
Quando você dá o retorno em relação a uma atividade realizada, a motivação do colaborador aumenta, uma vez que ele se sente valorizado. Caso o feedback seja negativo, ele sentirá que você está dando uma nova oportunidade para que ele acerte na próxima vez.
Tente dar o feedback negativo de maneira leve, para que isso não gere insegurança. Você pode começar elogiando um acerto para depois comentar o que deve ser aprimorado.

Saiba lidar com conflitos

É comum que haja conflitos em um ambiente onde o trabalho em equipe é exigido, e nesses momentos, o líder é essencial. Não ignore desentendimentos entre seus colaboradores, uma vez que eles podem tomar grandes proporções e prejudicar o provedor de internet.
Permaneça imparcial e ouça todos os lados antes de tomar uma decisão, seja ela grande ou não.

Respeito e cuidado acima de tudo

É importante que haja uma hierarquia mas que ela seja baseada em respeito e admiração. Esqueça a ideia de que um cargo é melhor que o outro, ninguém é melhor que ninguém. Fortaleça os vínculos com a sua equipe e
crie um ambiente agradável de trabalho. Mantenha também a empatia, afinal, todos temos problemas e isso pode acabar interferindo no desempenho dos funcionários.

E então, gostou das dicas? Confira todos os artigos em nosso blog e faça o seu provedor de internet ter ainda mais sucesso!

...