O que os iniciantes em FTTH precisam saber

Compartilhe:

Projetos não apenas em FTTH, mas também em diversas áreas de Telecomunicações são um grande desafio para quem é iniciante no mercado.
Além de cálculos complexos que exigem precisão de dimensionamento e aplicações, a implementação em todas as fases gera dúvidas relevantes. E por isso, a axGlobal reuniu as questões mais comuns que envolvem Projetos FTTH para que você tenha mais autonomia e segurança para realizá-los.

Rota

De nada adianta escolher uma rota que aparente facilidades na instalação sem antes analisar as necessidades da área. Após levantar essas informações, adapte a rota de acordo e é claro, lembrando sempre de posicioná-la em uma região segura. Assim, as manutenções poderão ser realizadas de forma segura e eficiente.

Organização e equipamentos

É muito importante priorizar a organização na hora de projetar uma rede FTTH. Além de facilitar o planejamento e execução, padronizar processos e equipamentos vira uma tarefa prática.
Pesquise quais são os equipamentos ideais para cada função e local, buscando padronizá-los ao máximo.
Confira agora algumas dicas sobre os equipamentos utilizados na prática, e qual a melhor maneira de utilizá-los.

CTO

Para saber qual a melhor maneira de utilizar as caixas CTO’s em seu projeto, é necessário definir qual será a dinâmica de instalação. Por exemplo, se você optar por separar os projetos em áreas ou nodes que apresentem
ramais de atendimento, será necessário dividi-los por lotes. A partir dessa divisão, define-se a quantidade e a localização das caixas de atendimento.

Cabos

Muitas pessoas acreditam que lançar a maior quantidade possível de cabos é o ideal para prevenir falhas na rede. Entretanto, essa prática não costuma ser benéfica, uma vez que o excesso de cabos pode não ser aproveitado, gerando prejuízo financeiro para a empresa.
Além disso, é importante estudar a necessidade dos clientes de determinada região, para que caso haja a utilização de mais cabos, eles possam servir como ponte para o atendimento de novas demandas.

Projeto FTTH

É fundamental ter uma visão de possíveis oportunidades no futuro, incluindo na hora do projeto. Realize um estudo na área escolhida e descubra quais são os interesses de potenciais clientes para aquela região.
Assim, você fica por dentro de todas as demandas, gerando oportunidades de serviços extras e ampliação do negócio.
Uma dica extra para essa fase é a utilização de ferramentas tecnológicas para acelerar a promoção. Há excelentes programas com essa finalidade vinculados ao Autocad, por exemplo. Outro fator determinante para o sucesso de um projeto FTTH é a qualidade dos equipamentos utilizados.
E se você precisa de excelência a preço justo, a axGlobal é a melhor opção. Acesse o nosso site para mais dicas e conheça nossos produtos.

...