Fontes NoBreak: Por que investir?

Compartilhe:

Quem possui um provedor de Internet sabe como é importante manter sua estabilidade de modo geral. E para que seja oferecido um serviço de qualidade ao cliente, é indispensável que os equipamentos presentes estejam protegidos. Para isso, ter uma fonte nobreak integrada a rede é fundamental, porém, como muitos ainda não a conhecem, explicaremos nesse artigo quais são suas funções e porque adquiri-la é a melhor opção.

O que é uma fonte NoBreak?

É um aparelho que regula voltagem e pureza na eletricidade que passa antes de transmiti-la aos equipamentos conectados. Sua principal função é alimentar os dispositivos em caso de falhas energéticas, através de uma bateria.

Alguns dispositivos geralmente são confundidos com o nobreak, por possuírem funções parecidas, como o filtro de linha e o estabilizador. Entretanto, o nobreak é muito mais completo por ser capaz de fornecer energia em caso de falhas, mantendo a estabilidade e poupando toda uma infraestrutura de vários danos.

Os nobreaks são classificados através de números que representam suas respectivas potências, dadas em VA (volt/ampere). Esta referência indica quanta energia a bateria é capaz de produzir enquanto não houver luz, ou seja, em quanto tempo ela é capaz de manter o equipamento ligado, sendo importante considerar para esta situação o número de aparelhos conectados à fonte e o consumo de cada um.

Geralmente, os nobreaks de modelo simples mantêm apenas 15 minutos de energia para um computador. Este tempo é suficiente para salvar e fechar tudo o que for necessário e, desligar o aparelho com segurança. Como toda bateria, a de um nobreak também possui tempo médio de vida útil, sendo importante trocá-la após certo período que, dependendo do modelo, varia de 2 a 3 anos.

Por que investir?

Diferente de outros equipamentos, este tipo de fonte protege seus equipamentos de forma completa e eficiente. Em uma tempestade, por exemplo, é gerada uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas em áreas próximas. Estas alterações na rede elétrica podem levar até a queima total de equipamentos. Além disso, a rede elétrica possui frequentemente certa variação de tensão, podendo chegar a até 10% positiva ou negativa, reduzindo a vida útil dos aparelhos. Para ambas as situações, a fonte nobreak oferece proteção eficaz.

Tipos de fontes

Há basicamente três modelos de fontes nobreak, cada uma com especificações para usuários diferentes. São elas:

Online
Este modelo demanda um investimento maior, porém, oferece alto padrão de proteção e qualidade de energia, pois conta com uma tecnologia superior de conversão. Geralmente, esta tecnologia impede que haja inversão de polaridade da bateria, problema que pode gerar graves danos aos eletrônicos que estão conectados a fonte. São recomendados para servidores de internet, hospitais, e para quaisquer equipamentos que precisam funcionar 24 horas por dia.

Standby
O modelo Standby ou Offline é o mais básico e barato do mercado. Oferecendo uma proteção básica, este modelo utiliza apenas sua bateria para controlar as oscilações de energia e nem sempre oferece medidas de proteção contra surtos. Este modelo não costuma evitar que as variações de voltagem constantes diminuam a vida útil de seu aparelho. Recomenda-se esta versão para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

Linha-Interativa
Apesar de ser um modelo simples, o nobreak de Linha-Interativa possui uma função a mais, se comparado ao Standby. Esta função se dá através de uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR (Average Voltage Regulator), que regula as variações de voltagem na rede elétrica, sejam positivas ou negativas.

Com estas informações, basta analisar qual modelo melhor se encaixa as suas necessidades. Gostou do artigo? Tem alguma sugestão? Compartilhe conosco!

...