Os principais desafios presentes no mercado de Provedores de Internet

Compartilhe:

Com o número de acessos e demandas cada vez maior quando o assunto é a internet, os provedores acabam encontrando desafios para se manterem eficientes. Isso, porque nesse cenário é comum que haja não só o aumento da concorrência, já que muitos empreendedores enxergam oportunidades de negócio, mas também o aumento da demanda.
Principalmente após a pandemia, os números de acessos à internet são cada vez mais expressivos e mostram como a demanda possui crescimento exponencial. A boa notícia é que a tecnologia também acompanha esse crescimento, fazendo com que os ISP’s precisem ficar atentos às tendências no mercado.

Além de acompanhar todas essas mudanças, há diversos outros desafios que quem está nessa área precisa enfrentar. Portanto, acompanhe quais são eles neste artigo e tenha uma visão geral das principais demandas para que o seu provedor possa crescer muito mais. Vamos lá?

Capacidade e infraestrutura

Com a pandemia do COVID-19 e o isolamento social, houve uma verdadeira quebra de recordes no consumo de internet. Foi registrado um tráfego de aproximadamente 11Tb/s (terabits por segundo).
Nesse cenário, onde há um aumento exponencial de demanda, há também na mesma proporção a necessidade de aumentar a disponibilidade de dados.

O desafio surge a partir do momento em que não há um preparo prévio para esse tipo de situação. Isso, porque são esses imprevistos que mostram as vulnerabilidades da rede, e consequentemente a queda na qualidade do serviço oferecido.
Com isso, além de todo o transtorno e necessidade de investimento imediata, começam a surgir reclamações e até mesmo cancelamentos.
Para amenizar as consequências dessa situação é preciso investir na modernização da infraestrutura. A melhor estratégia acerca de prevenção é se basear nos indicadores do seu provedor. Eles te mostrarão qual é o momento certo de realizar a ampliação e atualização da rede.

Acompanhar a evolução da tecnologia

Para manter o crescimento do seu negócio e aumentar a qualidade do serviço oferecido, é preciso acompanhar as novas tecnologias. Um exemplo é a fibra óptica, que apesar de estar presente no mercado há um bom tempo,
ainda não é parte dominante da rede de muitos provedores. É preciso evitar a escalada de custos com o aluguel de redes terceirizadas.
Gerenciar e documentar a rede FTTH e acompanhar os dados estratégicos de cada projeto são tarefas fundamentais para uma implementação eficiente de novas tecnologias.

Atendimento de alto desempenho

Para ter uma boa retenção de assinantes não basta apenas oferecer uma conexão de qualidade. O atendimento ao cliente é crucial para esse fator. Sendo assim, é muito importante que haja investimento e acompanhamento rigoroso do setor que deve possuir uma estrutura robusta.
Por outro lado, outra preocupação deve ser manter os custos desse setor de forma que não haja um aumento significativo.

Para isso, utilizar ferramentas automatizadas e modernas como um chatbot é uma boa opção.
Além de reduzir o tempo de espera, ele ainda realiza uma “triagem” do problema a ser resolvido, tira dúvidas e até mesmo faz ajustes básicos.
Com isso, há maior produtividade da equipe e os atendentes podem dedicar mais atenção a tarefas complexas. Mas a dica mais importante para oferecer um atendimento de excelência é a mais básica: tratar o cliente da melhor forma possível e se mostrar disposto a resolver o problema com agilidade.

É importante também mapear quais são as principais queixas dos seus clientes para otimizar suas resoluções.

Aumento do ticket médio

O ticket médio basicamente é o valor médio arrecadado com a carteira de clientes, impactando diretamente no lucro final da empresa. O desafio é presente pois em um provedor, mesmo que o número de vendas seja alto, o
retorno costuma ser lento.

Algumas vezes não cobrindo nem os custos de manutenção por cliente.
Para aumentar o ticket médio, uma boa alternativa é estruturar um plano de upgrade de serviços, oferecendo mais benefícios por um preço mais competitivo.

Outra opção viável é oferecer serviços complementares, que não apenas aumenta o ticket, como também fideliza o cliente, uma vez que ele encontra em seu provedor diversas soluções.
Vale a pena investir no aumento do ticket médio do seu ISP, pois assim o fluxo de caixa é otimizado, gerando muito mais benefícios.

E para você, quais são os principais desafios atuais no mercado de provedores de internet?

...