Como manter a produtividade no Home Office

Compartilhe:

Com a quarentena, muitas empresas passaram a adotar o Home Office como modo de trabalho. E por ser uma modalidade pouco popular, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para se adaptar o que reduz a produtividade.
E para que você e sua equipe possam passar por esse momento com maior tranquilidade, a axGlobal preparou um artigo com dicas para melhorar a produtividade no trabalho. Então, continue lendo, anote as dicas e compartilhe-as com seus colegas!

Faça videoconferências

Há diversas plataformas que oferecem o serviço de chamadas de vídeo, como Hangouts, Google Meets, Skype, entre outras. Ao realizar videoconferências, a equipe interage mais e se sente mais motivada, afinal, o contato estreita a relação e motiva os colaboradores.
Neste período de isolamento, é importante buscar manter o contato com colegas de trabalho, e mensagens e áudios podem não ser suficientes quando se trata de humanizar essa nova relação. Além disso, é importante definir uma pauta para cada reunião, afim de otimizar o tempo e evitar distrações durante o contato.

Reconheça um bom desempenho

Com o acompanhamento remoto do desempenho dos colaboradores, reconhecer um bom trabalho é fundamental. Afinal, quando um profissional não tem seu esforço reconhecido, ele se torna desmotivado. Sendo assim, sempre que possível, elogie e motive a equipe. Em momentos de crise, é importante reconhecer que todos passam por momentos difíceis, e ser compreensivo(a) com seus colegas é de extrema importância.
Com essa prática, os colaboradores se sentirão valorizados pela empresa.

Estabeleça metas

É importante deixar claro quais são os objetivos, seja de forma diária ou semanal. Estabelecer prazos e metas é essencial para que os funcionários não se percam durante o processo e saibam exatamente o que deve ser feito durante o expediente.
Direcione-os de maneira objetiva e clara, chegando a um acordo e fazendo com que a dinâmica entre o grupo flua melhor.

Saiba separar o trabalho do lar

É extremamente importante fazer pausas durante o expediente. Além disso, reservar um local da casa apenas para o trabalho é uma forma de conseguir separar melhor o emprego do lar.
Ter um cantinho sem distrações é essencial para manter a concentração e o foco. Assim, quando chega o momento de descanso, você consegue se desvincular do trabalho mesmo estando em casa, e vice-versa.

Seja positivo quanto ao futuro

Em momentos difíceis como o atual, é comum que toda a equipe fique apreensiva em relação ao futuro da empresa e individual. Portanto, é fundamental manter a sinceridade, empatia e positividade quanto ao futuro. Mostre que um pode contar com o outro nesse cenário, afinal, a união é algo que fortalece.

Tenha empatia

Essa é a dica mais importante, afinal, todos estão passando por dificuldades durante a pandemia. Ter empatia com seus colegas neste momento é fundamental, não só para manter a harmonia do grupo, mas também para evoluir a si mesmo.
Esteja presente e disponível para tirar dúvidas de seus colegas e esteja disposto(a) a ouvi-los sempre que necessário.
Conte com a axGlobal para superar esse momento de crise e para mais conteúdos, clique aqui!

...