Como lidar com a inadimplência no seu Provedor de Internet

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Com a pandemia de COVID-19, e a crise que se tornou mundial, provedores de internet se viram diante de um grande desafio. Lidar com as finanças e a alta demanda de serviço enquanto sofrem com a inadimplência de clientes.
E se a sua empresa está enfrentando essa mesma situação, é necessário tomar algumas atitudes para preservar ao máximo a saúde financeira do seu provedor. Pensando nisso, a axGlobal preparou este artigo com algumas estratégias de gestão para o seu negócio. Anote as dicas e as implemente em conjunto com toda a equipe.

Lidando com os recursos

Quando se trata de inadimplência, a prioridade deve ser reduzi-la o máximo possível. Isso, porque ela ameaça todo o investimento realizado, tornando recursos escassos e uma reação em cadeia.Afinal, com menos dinheiro, a qualidade do serviço cai, gerando insatisfação e, consequentemente, a perda de clientes.

Meios de ação para inadimplência

Há diversas maneiras para lidar com clientes que não estão com a mensalidade em dia. Nesse momento, o mais importante é ter bom senso, afinal, cada caso é único. Portanto, avalie cada ação, suas vantagens, desvantagens e qual a mais adequada para cada situação.
A maneira mais adequada de lidar com esse tipo de situação é investir na comunicação. Informe de maneira adequada os atrasos, para que o assinante esteja ciente de que a empresa o notificou antes e depois do atraso, de forma amigável.

Cancelamento

É essencial deixar claro para seus clientes que cancelar um serviço não significa se livrar da dívida. Deve-se esclarecer os termos de contratação desde o início, para evitar problemas maiores.
Além disso, quando se vai realizar o cancelamento de um serviço, o assinante não deve apenas interromper o pagamento. É preciso que ele deixe a empresa ciente de que deseja finalizar o contrato e a partir disso, tomar as devidas providências.
Um cancelamento pode ser evitado na maioria das vezes, basta que os seus colaboradores estejam atentos. O que acontece geralmente, é que uma ação pode reverter um possível cancelamento logo nos primeiros dias de atraso.
O papel da sua equipe é valioso nesse momento, portanto, converse com seus colaboradores para agir rapidamente e reverter a situação. Deixe bem claro que o cliente, caso queira suspender os serviços, deve entrar em contato.

Bloqueio do Acesso

Bloquear o acesso é um método eficaz e direto, mas que deve ser usado com moderação. Não se deve adotar esse comportamento de forma deliberada, até mesmo para não se ter problemas legais.

Estratégias

Conheça agora quais atitudes adotar para reduzir o índice de inadimplência no seu provedor de internet e também a insatisfação dos clientes.

Use o potencial dos seus colaboradores

Seus funcionários podem fazer toda a diferença quando o assunto é manter ou fechar uma venda. Sendo assim, treiná-los de maneira adequada é fundamental para obter sucesso e altos índices de satisfação.
Uma dica é orientá-los a criar conexões com os usuários, mostrarem-se disponíveis e com boa vontade em resolver a situação. Pode parecer irrelevante, mas esse tipo de ação durante o atendimento conta muitos pontos na decisão final.

Analise caso a caso

É uma boa prática verificar os motivos pelos quais a inadimplência aconteceu caso a caso. Além de tornar os processos mais justos, também demonstra que a empresa se preocupa com seus assinantes.
Tenha essas informações e a partir delas, monte grupos de clientes, cujas ações sejam pré-estabelecidas para cada classificação.
Um erro bastante comum é listar os nomes dos inadimplentes e realizar ligações de cobrança de forma repetitiva. Isso acontece quando o contato é realizado em ordem alfabética, por exemplo.
Considere os seguintes fatores na hora de montar os grupos: número de reclamações, assiduidade, perfil econômico, etc.
A partir disso, deve-se cobrar os clientes com melhor comportamento, onde há maior probabilidade de resolução. Já os perfis que oferecem maior complexidade, devem ser deixados por último, para que sejam verificados com mais calma.

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