Como a equipe de um provedor de internet pode trabalhar remotamente

Compartilhe:

Com toda a dinâmica econômica atual, muitos provedores de internet precisaram se adaptar a trabalhar através do home office. Entretanto, como se trata de empresas do setor de telecomunicações, nem todos os setores podem ser transferidos para esse nicho.

E pensando nisso, a axGlobal preparou este artigo. Vamos te ajudar a decidir quais funcionários podem migrar para o home office sem interferir no desempenho da sua empresa.

Dividindo os setores

Um provedor de internet de maneira geral possui quatro setores principais: administrativo, infraestrutura, vendas e técnico. Nem todos os funcionários podem trabalhar de forma remota, como por exemplo os que operam máquinas, e é de extrema importância prezar pela segurança neste momento.
Isso pode ser implementado através do uso de equipamentos e softwares adequados para o novo modo de trabalho, preservando dados e otimizando resultados.

Como implementar o novo modelo

Para que a equipe possa se familiarizar com o trabalho à distância, é importante estimulá-lo. É comum que no Brasil, o home office não seja muito conhecido, afinal, dificilmente empresas o adotam, entretanto, com a pandemia do COVID-19, muitos empreendedores se viram obrigados a migrar para esse regime.
O processo de adaptação não é muito fácil e deve-se ter cuidado para gerenciar a equipe à distância. Defina uma rotina, estabelecendo sempre quais são as metas a serem atingidas e qual o papel de cada integrante de forma clara e objetiva.
Lembre-se sempre de manter a empatia, pois cada pessoa estará enfrentando desafios específicos. As empresas devem fornecer ferramentas e equipamentos adequados aos funcionários para que o fluxo e qualidade do trabalho seja mantido.
Confira agora quais são os investimentos necessários para que seus funcionários possam trabalhar de forma remota.

VPN

É preciso verificar se a conectividade entre os computadores dentro e fora da empresa é estável e segura. Além disso, cheque se todas as ferramentas necessárias para a realização do trabalho são acessíveis pela internet.
Caso contrário, é necessário investir no uso de uma VPN.
Há diversas soluções de VPN disponíveis no mercado atual. Elas podem ser em código aberto ou proprietárias, se adaptando ao que o seu provedor precisa.

Serviços em Nuvem

Outro segmento que precisará de investimento será o de serviços em nuvem. Esse tipo de implementação apresenta sim alguns desafios. Mas para enfrentá-los é necessário planejamento, sendo possível disponibilizar grande parte do trabalho realizado para a nuvem.
Caso a sua empresa já não utilize esse tipo de ferramenta, considere implementá-la para a nova modalidade de trabalho.

Nesse ambiente é possível encontrar soluções que ofereçam editores de documentos, planilhas, apresentações, conferências e compartilhamento de arquivos. Todos esses recursos são de extrema importância para organizar o ambiente de trabalho e facilitar a comunicação entre a equipe.

Segurança de dados

Sem dúvida, esse é o investimento mais importante a ser feito, afinal, sem ele todo o empenho dos colaboradores pode ser perdido. Segurança de dados é a melhor maneira de garantir a integridade do seu provedor, afinal, há muita informação disponível não só sobre a empresa, mas também sobre clientes e funcionários.
Você pode adotar ferramentas como antivírus, criptografia de ponto a ponto, firewall, sistema de detecção de intrusos e monitoração em tempo real.

Além disso, é de extrema importância possuir backups confiáveis, para caso haja alguma perda, a recuperação dos dados possa ser efetuada.
Seus colaboradores também devem estar cientes da importância da segurança da informação gerada pelo seu provedor de internet. Afinal, são eles quem irão gerar e manipular diretamente os dados, encaminhando-os e fazendo seu respectivo armazenamento nos locais adequados.
Não basta apenas investir em cibersegurança sem antes ter uma boa base de proteção para a segurança corporativa.
Instrua seus funcionários a se protegerem e manter dados confidenciais seguros contra possíveis ataques, principalmente durante o acesso remoto.

Mesmo com todos os desafios, é possível continuar prestando os serviços do seu provedor de forma segura e eficaz. E se você necessita de equipamentos que tragam estabilidade e velocidade para a sua rede, conte com a axGlobal.
Além de alta qualidade e garantia exclusiva, também oferecemos o melhor custo benefício do mercado para o seu provedor.

...