Como escolher a melhor Máquina de Fusão

Compartilhe:

A máquina de fusão é um equipamento indispensável para qualquer provedor de internet. 

Seja para realizar manutenções ou a instalação de uma rede óptica, 

Apesar de ser um equipamento muito útil, também necessita de um maior cuidado, uma vez que escolher o modelo errado e o manuseamento inadequado pode gerar consequências negativas para o provedor. 

Pensando nisso, a axGlobal elaborou este artigo, com o básico sobre o que você precisa saber sobre este tipo de equipamento. Assim, você acerta na hora da escolha e prolonga a vida útil da máquina.

Modelos disponíveis 

Conheça agora os principais tipo de máquina e quais critérios avaliar na hora de escolher o mais adequado para a sua rede.

Máquina de fusão com alinhamento pelo núcleo

Esse tipo de máquina de fusão geralmente possui o preço mais elevado, mas oferece maior precisão.

O modelo é mais indicado para a realização de emendas em cabos principais, onde é necessário maior cuidado. Ele também é recomendado para fibras com diferentes padrões de fabricação, monomodo ou que sejam antigas. 

Nesse aparelho as emendas são realizadas com a ajuda de seis motores, que movimentam a fibra em diversos ângulos e garantem uma fusão eficiente. 

Além disso, esse equipamento pode ser usado continuamente, sem a necessidade de fazer paradas, o que torna o serviço mais eficiente.

Máquina de fusão com alinhamento pela casca

Esse modelo utiliza dois motores que realizam a fusão através de movimentos para frente e para trás. 

Caso o seu provedor tenha uma rede relativamente pequena e você tenha recursos limitados para investir, esse é o equipamento mais recomendado. Além disso, ele é ideal para reparar  fibras de acesso ou realizar manutenções pequenas.

Máquina de Fusão com V-Groove Ativo

Esse modelo funciona basicamente como um “meio termo” entre os outros equipamentos citados anteriormente. Ele conta com quatro motores, que fazem a junção da fibra com movimentos de cima para baixo ou de frente para trás.

Cuidados necessários

Para prolongar o tempo se visa útil da sua Máquina de Fusão é necessário tomar alguns cuidados, confira agora quais são eles!

Calibração e Manutenção

A frequência de calibração do equipamento de fusão varia, e muito, com o modo de utilização do mesmo. Você pode chegar até a não ter que calibrá-lo, dependendo do estado do equipamento. Em relação a manutenção, naturalmente peças como bateria e eletrodos precisarão de troca. Além disso, algumas máquinas possuem a função de reset do programa, que o redefine para a versão original de fábrica.

Para evitar diversos problemas com sua máquina, realize uma manutenção preventiva quando julgar que é necessária. 

Outra dica é limpar os eletrodos após terminar de utilizá-la. Basta utilizar álcool isopropílico e um cotonete para prevenir danos irreversíveis. 

Não deixe de fazer a calibração do arco e do motor durante uma manutenção. Além disso, seja cuidadoso com as peças que integram o produto, lembre-se de que elas são delicadas. 

Outro ponto importante é a lâmina de diamante. Um erro bastante comum é fazer a troca da mesma quando se percebe que o corte já não está perfeito. Basta girá-la para que ela volte a funcionar corretamente. 

Troque-a apenas quando ela for totalmente utilizada.

Clivagem e Alinhamento

Jamais pule a etapa de decapagem, limpeza e clivagem da fibra antes de colocá-la na máquina de fusão. Esse processo é essencial para que a máquina identifique que a fibra está padronizada e não ocorra falha. Configure a máquina para o tipo de fibra que será utilizada, este passo garante muito mais qualidade durante a fusão.

Posicionamento das fibras

O equipamento pode rejeitar a fusão ou fazê-la com má qualidade se ao colocar a fibra, a ponta encoste nas paredes da máquina. Outro ponto que também gera problemas, é a proximidade das fibras com os eletrodos. É importante que eles não se toquem. A aproximação necessária para a fusão, é feita através dos motores do aparelho.

Agora você já está preparado (a) para investir com segurança em seu provedor de internet. Com essas informações, você economiza seu dinheiro e aumenta a qualidade da sua rede.

Quer ter a melhor Máquina de Fusão? Então conte com a axGlobal!

E para mais dicas sobre equipamentos, clique aqui!

...